História
No ano de 2000 a designer Eliânia Rosetti começou a modelar joias em 3D usando o Software Rhinoceros. No início, a tecnologia ainda não era avançada e o software estava em desenvolvimento.
Como não havia nenhum curso no Brasil, a designer estudou o software a fundo e utilizou suas ferramentas para modelar joias em 3D. Assim de modo sistemático ela foi criando e modelando joias, aprimorando seus conhecimentos de forma autodidata e obtendo grande sucesso.

Missão 
Inovar e ousar com qualidade e tecnologia, oferecendo serviço diferenciado em todas as etapas do projeto de design, utilizando os software Rhinoceros, RhinoGold e Brazil  para modelagem de joias em 3D.

Também temos como missão formar profissionais para atuarem no setor, através de nossos treinamentos seriados e personalizados.
Prestar serviços para a indústria joalheira oferecendo projetos de criação, desde sua concepção até a execução dos arquivos em 3D destinados a prototipagem rápida.

Valores

Buscando o atendimento personalizado ao seu cliente, a Solução 3D procura entender suas necessidades para adequar seus serviços de forma exclusiva e diferenciada. O relacionamento entre o cliente e a empresa tem sido um dos grandes diferenciais da empresa.
A equipe é treinada com comprometimento, priorizando sempre a exclusividade, qualidade e ética. Trabalho com seriedade, excelência e competência, são diferenciais na fidelização dos clientes.

 

Pioneira no design de joias 3D 
Percebendo resistência e falta de conhecimento por parte da indústria e designers (acostumados a utilizar o método tradicional manual), no ano de 2002 Eliânia criou a primeira empresa prestadora de serviços de desenho 3D focada na indústria joalheira, a Solução 3D. Para isto adquiriu uma fresadora CNC que executava modelos reais em cera ou resina a partir de um arquivo matemático gerado pelo software.
A empresa atentou para a necessidade de investimento em design nacional, questionando a indústria da cópia e oferecendo soluções para que clientes pudessem investir em design a fim de obter um resultado satisfatório e diferenciado.
Desta forma a Solução 3D conseguiu atender a demanda inicial e contribuiu para implementar os princípios do uso da tecnologia de design e modelagem no Brasil e no mundo. Isto permitiu que as indústrias parceiras dessem um salto na qualidade das joias e nas etapas do processo produtivo.

Uso de novas tecnologias 
Nos anos seguintes a tecnologia avançou de forma rápida e gradativa. Houve melhoria dos softwares e da tecnologia de prototipagem. Surgiram softwares específicos para modelagem de joias, facilitando o aprendizado e o uso da tecnologia.
A Solução 3D mais uma vez saiu na frente adotando o RhinoGold, desde sua primeira versão, tornando-se expert em sua  utilização.
Os novos softwares permitiram otimização do tempo, pois possuem biblioteca de gemas, garras, anéis, que podem ser personalizados de acordo com a necessidade do projeto.
Neste período de tempo surgiram também as máquinas de prototipagem rápida por processo de adição de material e sinterização que vieram suprir uma limitação das máquinas de CNC (que não trabalhavam de forma satisfatória com pré-cravações e ângulos negativos).
A Solução 3D se adaptou a esta tecnologia e desenvolveu métodos eficientes de modelagem em 3d destinados a estes equipamentos.

Todo este conhecimento adquirido foi passado para os livros “Desenhando joias com o Rhinoceros” (2011), no qual a designer compartilhou anos de pesquisa e conhecimento, lançando a primeira bibliografia do gênero em todo mundo dedicada ao design de joias em 3D, e para o livro “Desenhando Joias com Rhinogold” (2012), que complementou e aprimorou o conhecimento da publicação anterior.